Cerca de 97% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão. Em estudo publicado em 2020 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil foi considerado o país que mais sofre com ansiedade no mundo. O nosso índice de depressão também é um dos cinco mais elevados do planeta: 5,8% da população do país. Tendo isso em vista, a campanha de prevenção ao suicídio Setembro Amarelo é motivo para gerar reflexão profunda entre os brasileiros.

Para as empresas brasileiras, este é um assunto-chave, principalmente por conta da integridade física de seus funcionários, mas também porque colaboradores mais ansiosos, deprimidos e tristes produzem menos, afetando os resultados financeiros das corporações. A OMS, por exemplo, previu que até 2030 a depressão será a maior causa de perda de produtividade em todos os países economicamente desenvolvidos.

Desse modo, as organizações estão começando a investir em programas de conscientização para saúde mental para as lideranças. Além de empatia, escuta ativa e disponibilidade para conversar, os líderes precisam saber identificar os primeiros sinais de que as coisas não estão bem. Ansiedade e estresse podem ser detectados por mudanças bruscas de comportamento, tais como: nervosismo excessivo e irritabilidade, agressividade ou passividade fora do padrão, fuga de contato social, cansaço e dores frequentes.

A comunicação neste período de maior estresse deve ser mais frequente e cuidadosa. Uma regra que pode ajudar é o 15-3-1, ou seja, dedicar 15 minutos para conversar com 3 pessoas do seu time 1 vez por semana. É preciso ter muito bem definido, no entanto, que se trata de conversas extras, que não devem, de nenhuma maneira, ser misturadas ou confundidas com reuniões normais de trabalho.

Em relação às reuniões de rotina, uma série de cuidados estão sendo tomados pelas empresas no sentido de diminuir a carga de estresse em seus colaboradores, buscando minimizar o desenvolvimento de transtornos psicológicos nos funcionários. Trata-se de assunto sério, já que, conforme a OMS, 33 milhões de brasileiros sofrem de burnout – ansiedade crônica criada pelo excesso de trabalho.

Entre as iniciativas das organizações nesse sentido estão: a manutenção de um pequeno intervalo entre as reuniões, para descanso físico e mental e reposição de energia, e a proibição de agendamento de reuniões no horário de almoço e em determinados períodos da semana, que já são sabidos por todos como de alta demanda de trabalho, para evitar acúmulo de atividades. Algumas empresas oferecem ainda a seus funcionários sessões de meditação e atendimento psicológico para colaboradores e familiares.

Além de rotinas com alta carga de trabalho e questões pessoais, a pandemia e suas consequências, como o trabalho remoto, vieram se juntar aos fatores que contribuem para que funcionários se tornem mais estressados e ansiosos.

Preocupadas com a saúde mental de seus colaboradores, algumas companhias tomaram atitudes para tentar diminuir os efeitos da pandemia sobre eles, como comprova uma pesquisa realizada neste ano pela empresa de consultoria empresarial norte-americana Mckinsey, envolvendo 1100 executivos e 2656 colaboradores de 11 países.

De acordo com o levantamento, 96% dos pesquisados percebeu mudanças nas políticas de RH neste período, como auxílio para trabalho remoto, períodos de licença não remunerada, jornadas de trabalho mais curtas e benefícios de saúde extensíveis a familiares.

O que se depreende da pesquisa é que, de maneira geral, as empresas estão conscientes da situação, adaptando-se de forma rápida para oferecer mais segurança e flexibilidade a seus funcionários.

Fonte: Administradores


Voltar a listagem de notícias
Fechar

Política de Cookies

Seção 1 - O que faremos com esta informação?

Esta Política de Cookies explica o que são cookies e como os usamos. Você deve ler esta política para entender o que são cookies, como os usamos, os tipos de cookies que usamos, ou seja, as informações que coletamos usando cookies e como essas informações são usadas e como controlar as preferências de cookies. Para mais informações sobre como usamos, armazenamos e mantemos seus dados pessoais seguros, consulte nossa Política de Privacidade. Você pode, a qualquer momento, alterar ou retirar seu consentimento da Declaração de Cookies em nosso site.Saiba mais sobre quem somos, como você pode entrar em contato conosco e como processamos dados pessoais em nossa Política de Privacidade. Seu consentimento se aplica aos seguintes domínios: palmiericonsultoria.com.br

Seção 2 - Coleta de dados

Coletamos os dados do usuário conforme ele nos fornece, de forma direta ou indireta, no acesso e uso dos sites, aplicativos e serviços prestados. Utilizamos Cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade, sendo que o usuário concorda com essa utilização ao aceitar essa Política de Privacidade.

Seção 3 - Consentimento

Como vocês obtêm meu consentimento? Quando você fornece informações pessoais como nome, telefone e endereço, para completar: uma solicitação, enviar formulário de contato, cadastrar em nossos sistemas ou procurar um contador. Após a realização de ações entendemos que você está de acordo com a coleta de dados para serem utilizados pela nossa empresa. Se pedimos por suas informações pessoais por uma razão secundária, como marketing, vamos lhe pedir diretamente por seu consentimento, ou lhe fornecer a oportunidade de dizer não. E caso você queira retirar seu consentimento, como proceder? Se após você nos fornecer seus dados, você mudar de ideia, você pode retirar o seu consentimento para que possamos entrar em contato, para a coleção de dados contínua, uso ou divulgação de suas informações, a qualquer momento, entrando em contato conosco.

Seção 4 - Divulgação

Podemos divulgar suas informações pessoais caso sejamos obrigados pela lei para fazê-lo ou se você violar nossos Termos de Serviço.

Seção 5 - Serviços de terceiros

No geral, os fornecedores terceirizados usados por nós irão apenas coletar, usar e divulgar suas informações na medida do necessário para permitir que eles realizem os serviços que eles nos fornecem. Entretanto, certos fornecedores de serviços terceirizados, tais como gateways de pagamento e outros processadores de transação de pagamento, têm suas próprias políticas de privacidade com respeito à informação que somos obrigados a fornecer para eles de suas transações relacionadas com compras. Para esses fornecedores, recomendamos que você leia suas políticas de privacidade para que você possa entender a maneira na qual suas informações pessoais serão usadas por esses fornecedores. Em particular, lembre-se que certos fornecedores podem ser localizados em ou possuir instalações que são localizadas em jurisdições diferentes que você ou nós. Assim, se você quer continuar com uma transação que envolve os serviços de um fornecedor de serviço terceirizado, então suas informações podem tornar-se sujeitas às leis da(s) jurisdição(ões) nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estão localizados. Como um exemplo, se você está localizado no Canadá e sua transação é processada por um gateway de pagamento localizado nos Estados Unidos, então suas informações pessoais usadas para completar aquela transação podem estar sujeitas a divulgação sob a legislação dos Estados Unidos, incluindo o Ato Patriota. Uma vez que você deixe o site da nossa loja ou seja redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, você não será mais regido por essa Política de Privacidade ou pelos Termos de Serviço do nosso site. Quando você clica em links em nosso site, eles podem lhe direcionar para fora do mesmo. Não somos responsáveis pelas práticas de privacidade de outros sites e lhe incentivamos a ler as declarações de privacidade deles.

Seção 6 - Segurança

Para proteger suas informações pessoais, tomamos precauções razoáveis e seguimos as melhores práticas da indústria para nos certificar que elas não serão perdidas inadequadamente, usurpadas, acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas.

Seção 7 - Alterações para essa política de privacidade

Reservamos o direito de modificar essa política de privacidade a qualquer momento, então por favor, revise-a com frequência. Alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação no site. Se fizermos alterações de materiais para essa política, iremos notificá-lo aqui que eles foram atualizados, para que você tenha ciência sobre quais informações coletamos, como as usamos, e sob que circunstâncias, se alguma, usamos e/ou divulgamos elas. Se nosso site for adquirido ou fundido com outra empresa, suas informações podem ser transferidas para os novos proprietários para que possamos continuar a vender produtos e serviços para você